Estreia

Sempre tive vontade de compartilhar meus pensamentos e conhecimentos sobre diversos assuntos: atualidades, política, esporte... Mas nunca fiz nada.

Até que um dia a minha linda esposa comentou que estava pensando em escrever um blog sobre chás (chá de noivas, de lingerie, de bebê...). Foi então que me dispus a ajudar e a pesquisar sobre como montar um blog. Sabia que meu amigo Adrimar tinha um, mas não tinha a menor ideia de como criar. E a quem recorrer? Dr. Google.

Encontrei algumas coisas sobre empreendimentos em alguns sites muito bons como o ResultadosDigitais e o Empreendemia. Nestes sites é possível baixar diversos e-books gratuitos. Eu até comprei um sobre Desenvolvimento de Produtos. Foi quando, em um dos livros descobri o Wordpress, uma das ferramentas para se criar blogs gratuitamente. Então comecei a desenvolver o blog da Mari. Quando terminei (fiz rápido, sem muitos recursos, simples, 3 dias), tinha passado a vontade da Mari de continuar com o blog, ou seja, um blog natimorto.

Porém, como havia tido dificuldades em fazer algo mais elaborado, fui pesquisar sobre como fazer um blog “melhorzinho”. Aí achei um dos melhores blogs sobre construção de blogs: [Ferramentas Blog]. Li vários posts até que comprei o e-book dele, que, apesar de estar desatualizado, eu recomendo, a linguagem é muito boa, muito bem escrito, e me permitiu construir este blog. Assim foi, passou-se um mês, da idéia da Mari à construção do Licitações e Contratos Administrativos.

Quando estava fazendo a pesquisa, vi que seria mais interessante eu escrever sobre um assunto o qual gostasse, fosse desafiador e promovesse crescimento. Assim escolhi sobre o meu trabalho, pois, além de poder reunir vários assuntos (atualidades, política, educação, desenvolvimento) num só, é de extrema importância para o país (veja As Licitações e o Desenvolvimento Nacional).

Embora também seja simples (era essa a minha ideia), o Licitações e Contratos Administrativos tem várias ferramentas. A primeira é o domínio próprio. Isso quer dizer que, se você quiser acessá-lo novamente, basta digitar na barra de endereços do seu navegador www.licitaecontrata.com.

No topo das páginas há a possibilidade de se fazer pesquisas, tanto no próprio blog, quanto em toda a Web, a diferença é que quando você faz essa pesquisa pelo blog, ela primeiro procura resultados internos no Licitações e Contratos Administrativos e depois nas demais páginas da internet, e quando clicar em um link você estará ajudando o blog. Assim se estiver procurando um assunto específico como compras sustentáveis e tiver algum artigo relacionado, este irá aparecer primeiro na sua pesquisa.

Logo após há uma barra horizontal onde haverá os links das páginas com os principais temas do blog. Fiz um mapa dos principais assuntos os quais irei desenvolver. Assim você poderá procurar por eles já na barra superior.

• LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

• Licitações Públicas

• Modalidades

     • Pregão

          • Presencial

          • Eletrônico

     • Concorrência

     • Tomada de Preços

     • Convite

• SRP

     • IRP

• Editais

• Planejamento

• Pesquisa de Mercado

• Contratações Sustentáveis

• Contratos Administrativos

• Gestão/Fiscalização

• Prorrogação

• Reajuste

• Repactuação

• Licitações Privadas

• Pesquisa de Mercado

• Concorrência

• Gestão

• Vantagens/Custos

• Política/Accountability

• Legislação

Descendo no blog há duas barras laterais. Na da esquerda é possível compartilhar no Facebook e no Twitter, verificar alguma oferta (clique nos banners de propaganda, faz bem ao blog), ver um resumo histórico dos posts e acompanhar os assuntos pelos marcadores, também chamados de etiqueta (label em inglês) e funcionam como uma espécie de classificação do artigo (ver mais em DicasBlogger).

Na da direita há uma pesquisa rápida, um quiz. É importante saber sua opinião, pois este blog é construído para leitores, você, e assim poderei melhorar a qualidade dos artigos, do layout, das ferramentas. É muito importante a sua participação, principalmente comentando logo após os posts.

Continuando, após a pesquisa, é possível se tornar um membro do blog e obter as atualizações dos artigos. Depois vem o meu perfil, afinal, não dá pra ficar no anonimato!

O mais importante fica no centro: os artigos. Inicialmente irei atualizá-los uma vez por semana, pois requerem pesquisa e isso leva certo tempo. Como trabalho bastante e estou cursando duas pós-graduações, disponho de poucas horas vagas.

Faço um pedido: deixem seus comentários sempre que possível, interajam, exponham suas dúvidas e anseios, e poderemos crescer juntos. Sempre ao final dos artigos será possível comentar, compartilhá-los por e-mail, nas redes sociais ou em outros blogs, e assinar os artigos. Para isso, clique em Assinar: Postagens (Atom), e, na página seguinte, em Assinar este Feed.

Também é possível visualizar os marcadores daquele artigo e atribuir votos de qualidade. Se está bom, 5 estrelas, se ruim, 1 estrela.

E aí, o que você achou? Sugestões?

5 comentários:

Gustavo disse...

Vai abrir espaço para publicações gerais (de natureza militar ou não) ou mais parte de licitações?
Manda bala garoto...
Grande abraço...

[carrinho.online] disse...

O blog tem espaço para matérias gerais que se enquadrem em política pública, por exemplo, que será meu próximo artigo. Mas o foco é licitações e contratos.

GEORGIA RIZZO BELLOZI DE ARAÚJO disse...

Parabens souza!!!! Nada como gostar do que fazemos e fazer com prazer! Sucesso agora e sempre!
Bellozi

Mariana Campos disse...

Muito bom, meu amor!!! Vc é um empreendedor por natureza, está no sangue... Saindo de uma pessoa inteligente, antenada, linda e maravilhosa, este blog será um sucesso!!!! Adorei!!! te amo, muito, muito, muito! Beijos

Adrimar disse...

Eu não poderia me furtar em comentar esse post, afinal, até fui citado nele. Fico muito feliz em acessar esse blog por causa de seu autor. Além de ser um grande amigo, ainda é uma pessoa muito inteligente e íntegra. Tenho certeza de que terá muito a contribuir nesse assunto, por trabalhar nesse área e sendo um entusiasta do tema.
Desejo muita sorte nesse novo mundo e que seu entusiasmo não caia.
Parabéns!

Postar um comentário