Carta para uma jovem líder

Recentemente, após uma aula sobre gestão estratégica, recebi um texto extraído do livro Execução: A disciplina para atingir resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan, da Editora Campus, 2004. O texto fala sobre liderança, formas de enfrentar dificuldades e, sobretudo, as coisas importantes a serem resaltadas em uma empresa/órgão que pensa em crescer.

Cara Jane,

Parabéns pela promoção! Não poderíamos estar mais felizes por você. Sabemos que você está muito satisfeita por exercer sua liderança em um nível mais alto. E gostaríamos de compartilhar com você algumas informações que achamos irão ajudá-la nesse novo desafio.
Comece considerando que habilidades são necessárias para essa função e as compare com as suas atuais habilidades. Temos certeza de que você tem autoconfiança para fazer esse tipo de auto-avaliação sincera. Se você tem pouca experiência em uma área (como acontece com a maioria dos líderes em algum ponto de suas carreiras, como você sabe), certifique-se de que você tem alguém que seja forte nessa habilidade. No geral, você irá querer formar uma equipe equilibrada, com diferentes tipos de talentos necessários para melhorar suas chances de sucesso.
O quanto você conhece sua organização? Esteja onde está a ação, falando com as pessoas em todos os níveis, fazendo perguntas e ouvindo respostas. Você aprenderá muito sobre a realidade da empresa e estabelecerá uma ligação pessoal, que é a marca de um grande líder.
Entenda as crenças e o comportamento das pessoas que estão sobre sob seu comando. Seu próprio comportamento tem muito a ver com seu sucesso até agora, Jane. Você sempre insistiu no pensamento sem fronteiras, você está aberta a opiniões diferentes e tem dialogado de forma honesta e abrangente, o que revela qual é a realidade. Você também sempre deu um enorme valor para a execução, vencendo e atraindo as pessoas mais talentosas e diversificadas.
Você está entre pessoas que compartilham a mesma opinião e valores que você no seu novo emprego? Sua empresa tem uma cultura de execução, onde as pessoas fazem as coisas porque o desempenho é reconhecido e recompensado? As pessoas aceitam a realidade e dialogam de forma construtiva? Ou a empresa é repleta de politicagem, jogo de empurra ou negação? Em caso positivo, comece criando o software social que você precisa para mudar a cultura. É como você vai conseguir que toda a organização siga sua liderança e será crucial para manter seu histórico de realizações bem-sucedidas.
Nada é mais importante para atingir resultados do que sua liderança pessoal nos três processos-chave. Eles são o cerne do negócio e suas alavancas para mudar e reforçar a cultura. A maior differença entre as empresas que executam e as que não executam é o rigor e a intensidade com que o líder dá seguimento a esses processos. Você será puxada em todas as direções, pois as pessoas vão querer que você se reúna com líderes comunitários, funcionários do governo e fornecedores e vão colocar você à mostra em qualquer lugar imaginável. Mas gerenciar os processos deve estar no topo de sua lista de prioridades.
Sabemos que você acredita que as pessoas são os ativos mais importantes de sua empresa, mas sua administração do processo de pessoal é que converterá essa crença em realidade. Torne o processo de pessoal mais importante do que qualquer coisa. Seu sucesso será determinado pelo número de parceiros "A" que você tiver e o quanto você poderá harmonizar os esforços deles. Você precisa conhecer, pelo menos, o terço de pessoas em sua unidade com melhor desempenho e potencial de crescimento. Você precisa estar certa de que as avaliações são honestas e diretas e que seu pessoal receba feedback, orientação e treinamento necessários para se desenvolver. E como a remuneração é a alavanca máxima de desempenho, você deve garantir que seu sistema de remuneração recompense os que executam.
Aconselhamos você a comparar seus funcionários com os da concorrência para ter certeza de que as exigências de desempenho sejam sificientemente altas e se as pessoas têm a disciplina necessária para vencer consistentemente.

Ter um processo de estratégia correto é crucial para seu sucesso de longo prazo e de sua empresa. Os líderes da empresa estão no comando do processo ou ele foi delegado para o pessoal de planejamento, muito técnico e isolado de tudo? O plano contém informações certas de modo a permitir uma avaliação precisa de sua posição em relação à concorrência? É suficientemente detalhado de modo que seu pessoal possa ver como conseguirá crescer e melhorar a produtividade? Você não pode concordar com declarações vagas sobre esses fundamentos do plano - você precisa de programas específicos. As questões que confrontam o negócio foram identificadas? Sua nova equipe apresenta um histórico de superação de obstáculo? Como você sabe, se não identificar, debater e resolver as questões críticas, a empresa emperra. Os recursos estão alocados proporcionalmente às oportunidades ou cada oportunidade tem sua parcela de recursos e nenhuma consegue o suficiente? O plano é simples, conciso e fácil de entender? Lembre-se de que você quer que todos na empresa o entendam.
Você tem um orçamento, mas há um plano de ação correspondente a esse orçamento? Vimos incontáveis casos em que os números eram reunidos meticulosamente e apresentados habitualmente, mas tinham pouco a ver com a realidade de administrar um negócio. Um plano operacional anual mostra um padrão de realização. Soncroniza todas as partes da organização e as liga com os processos de estratégia e de pessoal. Ele sela definitivamente o compromisso de sua equipe, atrelando explicitamente o desempenho aos incentivos, de modo que os líderes exerçam toda a disciplina e imaginação que conseguem reunir para lidar com os acontecimentos não-previstos, sempre presentes.
Jane, não conseguimos enfatizar sificientemente a importância de seu envolvimento pessoal nesses três processos-chave. Você deve se encarregar, desde o início de cada ciclo, das avaliações e do follow-up para se certificar de que as coisa que devem acontecer realmente aconteçam. É desta forma que você adquire tanto conhecimento quanto autoridade para gerenciar o negócio como um todo integrado, baseado na realidade. É assim que, no final, você garantirá que os três processos estarão interligados.
E o que mais você deve controlar? A lista pode ser infindável, mas três aspectos se sobressaem. Primeiramente, tenha certeza de que você e seus comandados realmente entendem seus clientes, suas necessidades, seu comportamento de compra e as mudanças em seu comportamento. Saiba porque eles preferem seus produtos a outros. Entender os clientes é a base para o sucesso do negócio. Em segundo lugar, sempre procure formas de melhorar os seus resultados, lançando iniciativas tais como Seis Sigma ou digitalização. Elas podem ser não apenas produtivas, mas também unir o seu pessoal em torno de uma causa comum. Em terceiro lugar, mantenha e estimule sua honestidade intelectual de modo que você sempre seja realista. Veja as coisas como elas são, não da forma como você quer que elas sejam.
Às vezes, será difícil saber como você está se saindo. Esperamos que sua empresa lhe dê o feedback e a orientação que você estará dando para os seus próprios subordinados. Mas, mesmo quando for o caso, achamos que um líder necessita de um confidente, alguém de fora da empresa para ajudá-la a manter a cabeça firme. Essa pessoa deve ser alguém sensato, que seja honesto com você e a ajude a continuar se perguntando se você está se desenvolvendo, aprendendo e fazendo escolhas difíceis. E tome conta de você. O novo emprego pode ser estressante, e você precisa levar uma vida equilibrada. Não tenha altos e baixos. Um comportamento coerente é sinal de um ego contido e inspira confiança naqueles que a rodeiam.
Acima de tudo, Jane, lembre-se de que você conseguiu ser líder por causa de seu compromisso com o trabalho que faz. Mantenha esse envolvimento intenso e o aprofunde. Algumas pessoas crescem em seu trabalho e outras incham. As que crescem são apaixonadas pelo negócio. Nunca estão ocupadas demais sendo chefes controladores, de modo que deixam de prestar atenção aos detalhes importantes e de ficar perto de seu pessoal. Nunca são muito importantes e poderosas para ouvir e aprender, para ser curiosas, questionadoras e abertas a novas ideias como eram no primeiro dia de suas carreiras.
Isso é provavelmente mais do que você queria ouvir de seus dois velhos amigos. Mas nós ficamos muito felizes com seu progresso e sabemos que você tem talento para ir muito mais longe.

Abraços,

Larry e Ram

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