Descanse em paz Steve

Como muitos sabem, ontem, 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, faleceu Steve Jobs, e o Licita & Contrata não poderia deixar de prestar uma homenagem a esse personagem que tanto influenciou o mundo todo com suas lições sobre empreendedorismo, liderança, criatividade, confiança e sobre como saber viver. Algumas dessas lições merecem ser publicadas aqui.

Steve Jobs

Steve Jobs foi um visionário, alguém que acreditava nos seus sonhos e se dedicava a realizá-los. Uma de suas citações mais famosas é:

“Your time is limited, so don’t waste it living someone else’s life.”

Tal citação se encaixa perfeitamente no que temos tentado fazer aqui no Licita & Contrata e convidamos você a fazer o mesmo: dediquemo-nos a construir algo, a melhorar o mundo, a melhorar a qualidade do gasto público, e não perder muito tempo criticando e desdenhando o trabalho dos seus concorrentes.

Outra lição desse mestre é CONECTE OS PONTOS. Nada na vida acontece por acaso. No discurso à Universidade de Stanford, Steve Jobs disse: ‎“ é impossível ligar os pontos olhando para a frente, consegue-se apenas olhando para trás. Mas se acreditar que no final os pontos se ligarão, terá confiança para seguir o coração e isso, fará a diferença.”

Portanto, siga seu coração, por mais que hoje esteja passando por alguma dificuldade, ou desempregado, ou não obtendo os resultados desejado, trabalhe duro naquilo que acredita e lá na frente, quando olhar para trás, verá que tudo faz sentido.

Steve JobsSteve ensinou como é IMPORTANTE FAZER AQUILO QUE MAIS GOSTA, se ainda não o encontrou, continue procurando, enfrente novos desafios, seja curioso, aprenda mais. Foi isso que o fez abandonar a faculdade e, dez anos depois, lançar o primeiro Macintosh.

Às vezes passamos mais tempo reclamando de algo que não gostamos de fazer, do que aprendendo a fazer algo que gostamos. Você tem mais chance de ser bem sucedido fazendo algo que gosta.

Isso não quer dizer que será rápido. O SUCESSO REQUER TEMPO. Levou 10 anos para a Apple sair de uma garagem para ser uma empresa de US$ 2 bi. Então tenha paciência e continue se dedicando.

“Being the richest man in the cemetery doesn’t matter to me … Going to bed at night saying we’ve done something wonderful… that’s what matters to me.”

Uma das experiências de Steve Jobs foi ser demitido, aos 30 anos, da Apple, empresa a qual era co-fundador. No seu discurso em Stanford, ele reconheceu ter sido um dos momentos mais importantes para ele. Foi quando deixou de ser o bem sucedido empresário para ser iniciante novamente (claro que com muito mais experiência e confiança).

Porém, RECOMEÇAR DO ZERO NÃO SIGNIFICA PERDER TUDO. Steve Jobs  comprou a Pixar do Eric Clapton e a transformou na mais original fábrica de sonhos da década de 90 e investiu em uma companhia, a NeXT, cujo fracasso alimentou um estrondoso sucesso da Apple (a base do sistema operacional de todos os aparelhos da Apple hoje provém do sistema NeXTSTEP). A NeXT foi comprada pela Apple e, aos 42 anos, Steve Jobs assumiu a Apple novamente e a transformou na empresa mais valiosa do mundo.

Isso significa que quando você é penalizado por algo, ou quando você perde alguns dos seus trabalhos porque o seu servidor teve problemas, ou perde uma licitação mesmo tendo preços melhores, isso não significa que você tenha perdido tudo. Na verdade, isso significa que você tem de ser mais criativo, olhar em redor para compreender o que você está fazendo bem e mal, e melhorar. Lutar para reconquistar aquilo que era seu, seja uma licitação, seja um edital, seja um ótimo contrato.

Assista ao vídeo abaixo e entenderá melhor tudo isso:

Leia mais em:

Este era Steve Jobs, há 26 anos.

10 lições mais importantes de Steve Jobs sobre empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário